Perguntas & Respostas

O que é o espiritismo?

O espiritismo é uma doutrina filosófica de consequências morais. Historicamente, surge dos estudos de Allan Kardec, conhecido como o seu codificador, isto em meados do séc. XIX.

A doutrina espírita baseia-se na imortalidade da alma, na comunicabilidade dos espíritos, na reencarnação, na existência de Deus, na lei de causa e efeito, na pluralidade dos mundos habitados.

O que não é o espiritismo?

Outras formas de espiritualismo que não se identifiquem claramente com os estudos de Allan Kardec. Por exemplo, crenças baseadas em rituais e superstições, litúrgias, defumadouros, velas etc - isto não é espiritismo, mas sincretismos espiritualistas diversos, um mundo à parte do do espiritismo.

O Espiritismo cura?

O espiritismo esclarece. A partir desse esclarecimento é possível que quem o procura, se entendeu a mensagem, se encaminhe cada vez mais para a saúde plena, cuja residência, em última instância, reside na mente de cada um.

O que é um médium?

Um sensitivo. Alguém que tem uma sensibilidade especial para ser intermediário na comunicação dos espíritos desencarnados connosco.

O que é um espírito?

Um espírito encarnado é qualquer um de nós que vive na Terra, no aprendizado que passa pela utilização do seu corpo físico.

Um espírito desencarnado é algum de nós que, pelo fenômeno da morte, larga o corpo físico e passa à dimensão etérea que é o mundo espiritual.

Quem são os espíritas? Cobram dinheiro?

Os espíritas são pessoas comuns, com as profissões mais diversas, que se interessam pelo estudo e vivência do ideal fraterno que o espiritismo revela. Não cobram dinheiro.

Para aprender um pouco sobre o espiritismo, que livros devo ler?

Primeiro, os livros de Allan Kardec, sobretudo "O Livro dos Espíritos". Depois, as obras de bons autores complementares.

Posso aprender sobre o espiritismo pela Internet?

Sim, de várias formas. Pesquisando assuntos em vários sites de instituições idôneas.

O que é a prece?

A prece é uma evocação das forças espirituais. É um ato de comunhão dos nossos pensamentos com os Espíritos superiores e atitude de submissão a Deus. Através da prece entramos em sintonia com o plano espiritual, e somos assistidos por Espíritos bons. A prece feita com sinceridade de sentimentos atrai o concurso dos amigos espirituais ou do anjo da guarda que nos assistem, dando-nos sustentação em nossas dificuldades.

Como proceder para realizar o Culto do Evangelho no Lar?

O culto do Evangelho no Lar é muito simples e traz grandes ensinamentos e equilíbrio para a família. Deveria ser um hábito de todos as pessoas que se dizem cristãs. Não existe uma fórmula, mas pode-se dar alguns conselhos nesse sentido.

Pode o Espírito proceder à escolha de suas provas, enquanto encarnado?

O desejo que então alimenta pode influir na escolha que venha a fazer, dependendo isso da intenção que o anime. Dá-se, porém, que, como Espírito livre, quase sempre vê as coisas de modo diferente. O Espírito por si só é quem faz a escolha; entretanto, ainda uma vez o dizemos, possível lhe é fazê-la, mesmo na vida material, por isso que há sempre momentos em que o Espírito se torna independente da matéria que lhe serve de habitação.

Não é decerto como expiação, ou como prova, que muita gente deseja as grandezas e as riquezas. Será?

Indubitavelmente, não. A matéria deseja essa grandeza para gozá-la e o Espírito para conhecer-lhe as vicissitudes.

Por que os Espíritos inferiores se comprazem em nos induzir ao mal?

Pelo despeito que lhes causa o não terem merecido estar entre os bons. O desejo que neles predomina é o de impedirem, quanto possam, que os Espíritos ainda inexperientes alcancem o supremo bem. Querem que os outros experimentem o que eles próprios experimentam. Isto não se dá também entre vós outros?

Os parentes e amigos sempre se reúnem depois da morte?

Depende isso da elevação deles e do caminho que seguem, procurando progredir. Se um está mais adiantado e caminha mais depressa do que outro, não podem os dois conservar-se juntos. Ver-se-ão de tempos a tempos, mas não estarão reunidos para sempre, senão quando puderem caminhar lado a lado, ou quando se houverem igualado na perfeição. Acresce que a privação de ver os parentes e amigos é, às vezes, uma punição.

No momento de encarnar, o Espírito sofre perturbação semelhante à que experimenta ao desencarnar?

Muito maior e sobretudo mais longa. Pela morte, o Espírito sai da escravidão; pelo nascimento, entra para ela.

Em que momento a alma se une ao corpo?

A união começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando até ao instante em que a criança vê a luz. O grito, que o recém-nascido solta, anuncia que ela se conta no número dos vivos e dos servos de Deus.

Dúvidas?

Faça sua pergunta!